Não somos somente corpo físico, nosso corpo não deveria ser comparado a uma estrutura mecânica, que se monta e desmonta, mas sim uma estrutura que se compõe das partes energética, espiritual, mental e física as quais se encontram unidas por uma serie de fenômenos que se encontram relacionados entre si e com o universo em movimento. Os chakras são veículos de energia, ou regiões de conexão de energia que ligam o corpo físico ao energético. Desta forma agem como um elo entre a mente, o corpo e o espírito, influenciando significativamente as emoções, o comportamento, o aprendizado, a comunicação e muitos outros aspectos.
Chakra é uma palavra que vem do sânscrito que significa roda, círculo ou até vórtice e são considerados centros de energia que servem para absorver a energia vital, distribuí-la no indivíduo (no corpo, na mente e no espírito) e liberá-la para o exterior.
Os chakras são centros de energia que afetam o cotidiano muito mais do que se pode imaginar. Eles estão distribuídos pelo nosso corpo, estão em constante movimento recebendo e enviando sinais de energia, apesar te termos vários chacras secundários e temos os 7 considerados principais que formam uma coluna de energia, da base da coluna ao topo da cabeça, eles se relacionam aos estados básicos de consciência do ser humano, sendo os inferiores mais densos e os superiores mais sutis.
Cada um destes 7 chackras tem a sua função e significado e esta ligado a determinado órgão, tem uma cor, um som, podem ser acessados através do corpo físico e da mente.
Os chakras não estão na esfera da física, assim como os pensamentos, emoções e ideias, mas tem grande efeito físico sobre o corpo. Da mesma forma que nossas emoções afetam nossa respiração, frequência cardíaca, etc, os chakras influenciam processos glandulares, no nosso corpo físico, além de influencias nossas emoções e sentimentos influenciando nossa psique.
Imaginando um vórtice como é mais comum no ocidente ou uma flor de lótus como é mais comum no oriente, esses centros de energia podem estar abertos, fechados ou intermediários, quando estão abertos demais ou fechados estão em desequilíbrio, sim, porque, quando estão abertos demais funcionam em excesso, trabalhando com muita energia e quando estão fechados bloqueiam a energia.
Se um chakra é equilibrado, a energia é capaz de fluir livremente na área relacionada, mas se for desequilibrado ou bloqueado podem surgir desequilíbrios que se manifestam mental, física e emocionalmente. Por esse motivo, é importante que funcionem bem e que não haja desequilíbrios nesses centros.
O funcionamento correto deles é muito importante para ser saudável, mas se um ou mais desses centros estiver em desequilíbrio, você poderá enfrentar desordens físicas, emocionais e até comportamentais.
E como fazemos par equilibrar nossos chackras?
Através de atividades física, meditação, visualização, alimentação, aromaterapia, bioenergética, dentre outras técnicas.