Hábitos são ações rotineiras realizadas de maneira “automática”, os hábitos ficam armazenados no cérebro em uma área responsável pela memória, assim aprendemos e tomamos decisões inconscientes sem necessariamente nos lembrarmos dos acontecimentos que nos levaram aquela decisão ou aprendizado.
O cérebro busca formas de se esforça menos e automatizar as ações para economizar energia.
Mesmo acreditando que estamos planejando e comandando tudo que realizamos, na verdade grande parte do que fazemos durante o nosso dia estamos repetindo hábitos pré-determinados.
Desta forma é importante termos hábitos propulsores, quando temos hábitos que dificultam atingir nosso propósito podemos alterar esses hábitos.
Para alterar hábitos a primeira etapa é identificar, ter consciência deste hábito e do maleficio que ele está causando, e assim criar novo hábito que acabara por substituir o hábito anterior.
Para ter a construção de um novo habito é importante que ele seja constante, assim mesmo que em doses pequenas deve-se ter a disciplina para realização dele com constância. Iniciando com pequenas mudanças que são possíveis de realizar, talvez no início não perceba a diferença mas em alguns meses o resultado será significativo.
Não queira mudar tudo de uma vez, porque facilmente poderá cansar e desistir, pode-se realizar o “jogo do progresso” que é justamente todo dia fazer um pouco, não querendo dar um salto quântico, ai você será um atleta de alta performance da sua própria vida.
Etapas para o jogo do progresso segundo Joel Jota:
Realizar mine hábitos, micro hábitos, nano hábitos, pequenos movimentos que somados fazem a grande diferença.
Tomar decisões irreversíveis, focar, não ter plano B, concluir os processos, dar fim nas tarefas e não voltar atrás.
Escolher ambientes extraordinários, estar em ambiente enriquecido, com as mesmas propostas que as suas.
O hábito passa por esses três componentes: gatilho, rotina e recompensa, vamos conhecer cada um para facilitar a realização do novo hábito.
Gatilho: identificar na rotina qual o gatilho que o leva para o hábito que quer alterar.
Rotina: A realização do habito é feita, sem que você perceba, se torna automatizado.
Recompensa: Temos um ganho com o habito, mesmo que não perceba sempre tem. Experimente recompensas diferentes quando estiver desenvolvendo novos hábitos
Desta forma para facilitar a aquisição do hábito transforme-o em mines hábitos, que devem ser muito simples, assim você faz e completa a tarefa, desta forma dificulta que se crie resistência e ao terminar a tarefa ainda ganha o poder da recompensa.
E quando começar a realizar os mines hábitos provavelmente em dias melhorará naquela tarefa, e logo estará fazendo mais e melhor e assim será como um bônus o que era desafiador.
Hábitos positivos levam a outros hábitos positivos, um hábito pode impactar em outras áreas, mas cuidado isso também vale para hábitos negativos.