Por Quê Procrastinamos?

A procrastinação pode ter vários motivos, o mais comum são as distrações excessivas, a insegurança relacionada ao medo da avaliação e do feedback negativo, busca por recompensas a curto prazo, motivação em relação a tarefa a ser realizada:

Excesso de estímulos, quando temos muitos estímulos tendemos a perder o foco e aí quando vemos ficamos entretidos com estímulos como redes sociais, streamings, vídeo game, entre outros.

O que fazer?

Usar o método denominado Pomodoro, é uma ferramenta onde ficamos focado por um tempo, com todos esses estímulos longes e depois de em media 40 min, damos um descanso de 10 min e depois voltamos a focar. É claro que se você conseguir ficar focado mais ou menos tempo esta tudo bem, o importante é o cérebro entender que se ele ficar focado por um tempo ele terá uma recompensa, isso tudo com tempo determinado, diante do que é possível para você.

Insegurança, medo da avaliação ou feedback negativo, quando a baixa autoestima nos remete a falta de segurança, medo de julgamentos, aí se eu não concluir a tarefa que foi proposta, não será   avaliado, não correra o risco de ser julgado ou criticado.

O que fazer?

Desenvolvimento pessoal para elevar a autoestima, quando não me importo com julgamentos, criticas extremas eu consigo realizar as tarefas dando o meu melhor naquele momento, sabendo que não sou perfeito e que a perfeição não existe, porém, sendo excelente na minha performance.

Tem uma frase que gosto muito “ Antes feito que perfeito”

Vamos fazer sem querer que fique perfeito porque o perfeito é relativo!

Busca por recompensa em curto prazo, está relacionado a impulsividade e a busca pelo prazer a curto prazo, a procrastinação está intimamente ligada a esta impulsividade, que busca uma recompensa imediata ao invés de uma melhor futuramente. O nosso cérebro funciona prioritariamente em dois polos busca do prazer e fuga da dor.

O que fazer?

Fazer pequenas metas onde em cada etapa realizada eu me recompenso, me parabenizando, comemorando, com elogios ou outras coisas que gerem prazer, vale ressaltar que a comemoração por si só libera substancias relacionadas ao prazer.

Motivação para realização da tarefa, é muito mais fácil realizar uma tarefa se ela faz sentido para nós, não precisa estar relacionada necessariamente ao meu proposito mas precisa fazer sentido em relação aos meus valores. É importante trazer o sentido para o que precisamos realizar, e isso não significa necessariamente que teremos prazer, pois tem momentos que necessitamos realizar atividades que não são prazerosas, mas são necessárias, experimente relacione as atividades que necessita realizar com seus valores e traga sentido para elas, verá ficará mais fácil realizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras