Você sabia que existem alimentos que podem nos proporcionar uma sensação de prazer e bem-estar durante o dia? E não é aquela sensação instantânea que se tem ao comer doces. Existem nutrientes capazes de manter constante esta sensação.
Você conhece o triptofano?
O triptofano é um aminoácido essencial que é obtido unicamente através da alimentação e a sua inadequada ingestão está relacionada a algumas desordens psiquiátricas. No organismo humano ele é transformado no neurotransmissor serotonina que será convertido posteriormente no hormônio melatonina (hormônio regulador do sono).
A serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, é um neurotransmissor importante que atua principalmente no cérebro fazendo a comunicação entre os neurônios (células nervosas) e a sua deficiência está relacionada a alterações de humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade, funções cognitivas e distúrbios psicológicos como a depressão.
Mau humor matinal, sonolência constante, cansaço, desejo de comer a toda hora (principalmente doces), irritabilidade, desatenção, dificuldade em aprender e lembrar de atividades do dia podem ser sinais da deficiência de serotonina.
Além da reduzida ingestão de triptofano, outros fatores podem estar envolvidos com a redução da serotonina sérica. São eles: a ineficiente absorção intestinal deste nutriente devido a um desequilíbrio da microbiota intestinal (chamada de disbiose intestinal) ou também pela deficiente ingestão de vitaminas, principalmente a B6 (piridoxina), e do mineral magnésio que são necessários no processo de conversão do triptofano em serotonina.
No entanto, para se manter os níveis adequados de serotonina no organismo deve-se consumir diariamente alimentos ricos em triptofano.
Alimentos ricos em triptofano: peito de frango, carnes, sardinha, atum, salmão, ovos, leites e derivados, feijão, lentilha, grão de bico, nozes, castanha do pará, semente de abóbora, aveia, cereais integrais, abacaxi, banana, kiwi, ameixa, tomate, chocolate amargo, alho, cebola, alecrim, orégano, cúrcuma.
Quer um exemplo de cardápio rico em triptofano?
Café da manhã: Banana com aveia ou Leite ou queijo
Almoço: 1 filé de frango, salada de tomate, arroz integral, feijão
Lanche da tarde: iogurte com castanhas (4 unidades) ou abacaxi (2 fatias)
Jantar: atum com grão de bico, 1 pedaço de chocolate