Vamos conhecer dois ramos da aromaterapia que estão ganhando espaço através de seus estudos: Psicoaromaterapia ou Aromacologia e a Aromaterapia Vibracional
Aromaterapia vibracional utiliza as propriedades energéticas dos óleos essenciais para tratar os corpos físico, mental e espiritual.
Psicoaromaterapia é um termo criado por Robert Tisserand para designar o tratamento de questões emocionais e psicológicos através da utilização dos óleos essenciais.
Aromacologia estuda as relações da psicologia com as fragrâncias e como os aromas nos influenciam.
Tanto a Psicoaromaterapia quanto a Aromaterapia vibracional tratam o ser humano de forma holística e integral e utilizam as ferramentas da aromaterapia para cuidar da nossa saúde emocional, mental e da nossa psique que significa a alma, alma se entendendo o que vem de outra esfera que não seja nosso corpo físico.
As plantas utilizam os aromas ou para se livrar do que causa perigo (defesa aos predadores, adaptação ao clima e ambiente), ou para melhorar o que elas já têm de positivo (atração de insetos para polinização), assim este é o mesmo princípio para o uso da aromaterapia em nós.
Observamos as características da planta de onde o óleo essencial foi extraído para escolher aquela que melhor irá ajudar a reestabelecer o reequilíbrio emocional.
Na psicoaromaterapia o método de utilização mais utilizado é a inalação.
Quando inalamos, além do nariz ser rico em vascularização, facilitando a entrada das moléculas dos óleos essenciais na corrente sanguínea, o nariz tem estruturalmente conexão com o sistema límbico (hipotálamo/Amigdala cerebral) onde ficam armazenadas as memorias, emoções, instintos de sobrevivência.
Os óleos essenciais possuem substâncias odoríferas que ao serem inaladas estimulam nossas células nervosas olfativas, esse estímulo é capaz de desencadear reações como a ativação do sistema límbico.
A psicoaromaterapia pode auxiliar nos sintomas psíquicos, devido seus compostos químicos, estimulantes ou relaxantes, mas, além disto, ela auxilia agindo na causa do que desencadeia o sintoma.
Podemos exemplificar com o óleo essencial mais utilizado para ansiedade que é o óleo essencial de Lavanda Francesa, ele é rico em linalol que é um componente químico natural que atua direto no cérebro e proporciona uma sensação praticamente imediata de relaxamento, diminuindo a ansiedade e a tensão nervosa, é interessante citar uma pesquisa Alemã que comprovou que o óleo essencial de lavanda é tão eficaz quanto o Lorazepan, medicamento benzodiazepínico utilizado para transtorno de ansiedade generaliza, porém sem os efeitos colaterais do medicamento.
Assim, ansiedade, que de modo geral pode ser tratada com a Lavanda, porém se observamos as causas que levam a este estado ansioso podemos utilizar com outros óleos essenciais, como por exemplo, se a ansiedade for causada quando se tem o impulso de fazer mas desiste por qualquer obstáculo, pode se potencializar a lavanda com Cedro que trabalha a persistência , ou ainda quando a ansiedade é por não conseguir manifestar o seu eu, por insegurança , por não se considerar bom o bastante , pode-se potencializar com o óleo essencial de Bergamota que trabalha a autoconfiança.
E então vamos conhecer mais sobre a Psicoaromaterapia e utilizar os blends de óleos essenciais para auxiliar seu desenvolvimento emocional,
Pare, se perceba; respire, se observe.
Escolha o óleo essencial mais indicado para você e comece a cuidar de sua saúde emocional.